Análise de estabilidade de talude

geologics laboratorio 01

A análise de estabilidade de talude utiliza o estudo dos processos de instabilização de taludes para realizar o cálculo do fator de segurança, de forma a verificar se existe a necessidade de reforço e quais métodos podem ser utilizados.

Para isso o estudo deve levar em conta os fatores de instabilidade, que em sua maioria são obtidos em campo, através de sondagens e de medidas de afloramento, e em laboratório, através da caracterização do solo. Os principais fatores que influenciam na instabilidade de taludes são a ocupação antrópica (as cargas atuantes e mudanças relacionadas ao homem), as características do material que compõem o substrato (coesão e ângulo de atrito do solo, fraturas e descontinuidades da rocha), a geomorfologia (geometria), o regime de chuva, de águas subterrâneas e de superfície (que influenciam na poropressão).

Com as forças atuantes no talude definidas, é criado um modelo geotécnico-geomorfológico que represente o talude em questão, e no qual podem ser realizados os cálculos para definição do fator de segurança do talude, que, se não for adequado, deve receber reforço de forma a atingir o fator de segurança exigido pelo projeto.

O estudo e o controle da estabilidade de taludes estão associados a três grandes áreas de atuação: construção e recuperação de grandes obras civis (ex.: rodovias, barragens), explotação mineral e consolidação de ocupação urbana em áreas de encostas.

Solicitar um Orçamento

    Clientes

    Logo Maersk
    Logo DP World
    Logo MSC
    Logo Klabin
    Logo Craft Group